Blog

blog-umectacao-capilar

O que é umectação capilar, como fazer e seus benefícios

Se você é cacheada ou apaixonada por cuidar dos seus cabelos, com certeza já ouviu falar da umectação capilar. Mas você sabe tudo sobre essa técnica?

A umectação capilar é, literalmente, umedecer o cabelo. Mas, ao invés de usar água, você vai utilizar óleos. Essa técnica é muito antiga e é bastante comum na Índia. Ela consiste em aplicar óleos vegetais nos cabelos, da raiz às pontas, o que ajuda a repor nutrientes, melhorar a saúde e encorpar os fios. Por isso, é uma grande aliada no combate ao ressecamento.

Por ser feita com óleos vegetais, a umectação capilar não tem contraindicação. Ou seja: pode ser aplicada em todos os tipos de cabelo e em qualquer idade. No entanto, as cacheadas e crespas são as melhores amigas dessa técnica. Vamos entender o porquê?

 

Benefícios da umectação capilar

Como parte do processo de nutrição, a umectação capilar “alimenta” os fios com substâncias nutrientes e lipídios. O resultado é um cabelo mais saudável, fácil de desembaraçar, com fios disciplinados, molinhos e brilhantes. Além disso, livre do aspecto ressecado, das pontas duplas e da quebra. E para quem tem o cabelo mais fininho, esse banho de óleos ainda encorpa os fios.

E não para por aí! Para as cacheadas e crespas, os benefícios são ainda maiores, já que a umectação capilar mantém uma oleosidade saudável em toda a extensão do fio. Por isso, é perfeita para quem tem um cabelo cheio de voltinhas. Afinal, os zigue-zagues naturais desses dois tipos de cabelo não deixam a oleosidade produzida no couro cabeludo de chegar às pontas do cabelo.

E tem mais: cada óleo vegetal vai nutrir seu cabelo de uma forma diferente. Como cada um deles tem propriedades diferentes, você pode escolher aquele que vai trazer mais benefícios para o seu cabelo.

 

Agentes umectantes

Como já foi dito, a umectação capilar deve ser realizada com óleos vegetais. Ou seja, um óleo livre de silicone e outras substâncias, e com o mínimo possível de queratina. Isso é necessário porque outros agentes podem atrapalhar o seu cabelo de absorver os nutrientes.Por isso, dê preferência a óleos 100% vegetais e aproveite o melhor de cada óleo.

Dito isso, vamos conhecer alguns óleos vegetais para fazer sua umectação capilar?

  • Óleo de rícino: promove crescimento, trata a caspa e fortalece os fios
  • Óleo de coco: o queridinho das cacheadas e crespas! Nutre profundamente, desembaraça, deixa os cachinhos macios e molinhos, acaba com o ressecamento, além de evitar a queda (ajuda a ter um cabelão)
  • Óleo de abacate: estimula o crescimento, fortalece e sela os fios
  • Óleo de arroz: versátil, ele repara as pontas, mantém a oleosidade natural dos fios e combate a caspa

Cada óleo tem uma função específica e praticamente todos eles poderão te auxiliar em uma ou outra situação, por isso cabe a você analisar o que será mais adequado aos seus objetivos e necessidades. Ou seja, o melhor óleo sempre será  aquele que se encaixa melhor à necessidade dos seus cabelos.

#dicaespecial: clicando no nome de cada óleo que está na cor rosa, você será direcionada para o nosso site que está com uma SUPER promoção para aproveitar em Maio!

 

Tipos de umectação

Existem muitas formas de fazer umectação capilar. Mas hoje vamos falar das 5 principais maneiras de adotar essa técnica no seu dia a dia.

  • Umectação Capilar Comum: com o cabelo seco, aplique o óleo da raiz às pontas e deixe agir de 15 minutos a 3 horas
  • Umectação Capilar Quente: aqueça o óleo em banho-maria e aplique no cabelo seco – mas não aqueça demais; os nutrientes são mais absorvidos com o óleo aquecido
  • Umectação Capilar Reversa: com os cabelos lavados, coloque algumas gotas do seu óleo favorito na máscara de hidratação e aplique nas partes mais críticas do cabelo
  • Umectação Capilar Noturna: aplique no cabelo seco, antes de dormir, envolva numa touca e durma; deve ser retirado pela manhã

 

Como fazer a umectação – passo a passo

Agora que você já entendeu todos os benefícios que a umectação capilar pode fazer pelos seus cachinhos, vamos ensinar como realizar esse passo e nutrir os seus cabelos.

  1.  Com o cabelo sujo (isso mesmo!), divida-o em partes.
  2. Pegue o óleo de sua preferência e aplique, enluvando cada mecha, da raiz às pontas.
  3. Deixe o óleo agir pelo menos 15 minutos.
  4. Se o cabelo estiver muito danificado, deixe agir por mais horas ou até mesmo durante toda a noite.

Se você deixar o óleo agir durante a noite, tome alguns cuidados. Use uma touca para envolver a cabeça, ou uma camiseta de algodão. Se não, o óleo pode passar para o seu travesseiro e dar muito trabalho para limpar.

 

Como retirar a umectação capilar do cabelo – Método UCPE

O método UCPE é perfeito para quem luta para tirar o óleo do cabelo depois da umectação capilar. Principalmente quem tem cabelo cacheado ou crespo, que costuma ter mais volume. Vamos conhecer essa técnica?

U – umectar

C – condicionar

P – pausar

E – enxaguar

Após umectar o cabelo, aguarde o tempo de ação. Na hora de retirar, divida o cabelo em mechas. Depois, aplique um condicionador ou máscara liberados para co-wash em cada mecha, da raiz às pontas. Aqui, não pode economizar. Use bastante e enluve todo o cabelo. Faça uma pausa de 30 a 40 minutos com o creme nos fios e, só depois, enxágue.

Usando esse método, você vai ver como o óleo sai super fácil. Mas o melhor é que todos os nutrientes permanecem no fio, já que não há shampoo nesse processo. E tem mais: se você enxaguar bem, vai notar que o cabelo não fica pesado. Depois disso é só finalizar como de costume.

 

Produtos indicados para a umectação capilar

Como já foi falado antes, o ideal é fazer uso de óleos 100% vegetais. E, claro, escolher aquele que combina com as necessidades do seu cabelo. Para quem tem cabelo cacheado, por exemplo, o óleo de coco  pode ser um grande aliado. Por isso, a Seja Cachos elegeu esse óleo para criar uma linha completa voltada para a umectação capilar.

A linha Coconut Oil foi pensada para você que tem cabelos crespos e cacheados. Afinal, você quer manter o seu cabelo hidratado, definido e sem ressecamento. Formulada com óleo de coco e ativos nobres, ela permite uma umectação e nutrição profunda desde a lavagem. Vamos conhecer cada produto?

Shampoo Seja Cachos Coconut Oil – Imagine um shampoo que limpa sem retirar a oleosidade. Mas não só isso, um shampoo que desembaraça seus cabelos enquanto lava. Esse produto é o nosso shampoo.

Condicionador Seja Cachos Coconut Oil – Um condicionador que nutre e fortalece seus cachos, já que retira todo o ressecamento. Além disso, pode ser usado como  co-wash!

Leave-in Seja Cachos Coconut Oil – Não basta dar definição, com esse leave-in, seus cachos permanecem molinhos, soltinhos e cheios de vida no day-after. Perfeito!

Máscara Seja Cachos Coconut Oil – Esse tratamento intensivo foi criado para reduzira a porosidade dos fios e livrá-los de uma vez por todas do ressecamento excessivo. Com uma única aplicação, você sentirá seus cachos cheios de vida e com mais definição. E o melhor, profundamente hidratados e nutridos.

Agora vamos umectar esses cabelos?
Você pode clicar no nome do produto que está em rosa ou, clicar aqui e ver toda a linha Coconut Oil – Seja Cachos que está com até 20% de desconto no nosso site.

Queremos nossas crespas e cacheadas lindas nessa quarentena.

4 Comments Published

CILENE Guimarães on 26.04.2020 / Responder

Olá sou cabeleireira especialista em cachos gosto e já usei vários produtos p cachos vou abrir meu espaço e estou procurando um produto novo vi esse mais nunca testei e vc trabalha c produtos profissional p salão

Seja Cachos on 15.05.2020 / Responder

Oi Cilene, tudo bem? Que bom saber que você faz parte da nossa comunidade de crespas e cacheadas ♥

No momento, não trabalhamos com produtos para uso em outros salões ou para revenda.

Um beijo!

Luzia on 18.05.2020 / Responder

Simplesmente adorando a linha coconut.
Esse produto para o meu cabelo foi perfeito 😊

Seja Cachos on 20.05.2020 / Responder

Oi Lu! ♥
Ah, que bom que está gostando. Essa linha é muito querida por todos nós mesmo!

Um beijo e se cuida ♥

Deixe um comentário