Blog

blog-2

Tudo o que você precisa saber sobre hidratação capilar

A hidratação capilar é uma etapa essencial para a saúde dos seus cabelos. Ela é responsável por repor a umidade interna dos seus fios, mantendo-os macios e suaves. No entanto, é preciso usar esse processo de forma correta.

Já sabemos que os cabelos cacheados precisam de umectação e reconstrução. Mas é a etapa da hidratação capilar que vai dar aquela aparência saudável. Afinal, a água dá maleabilidade e brilho aos seus cabelos. Por isso, a reposição hídrica é igualmente importante no processo de definição das suas ondinhas.

Se você sente que o seu cabelo está sem vida, com pouca definição e muito frizz, acompanhe este artigo. Ele vai te ajudar a dar o toque final na beleza dos seus cabelos.

 

Benefícios da hidratação capilar

O papel da hidratação é repor a água, as vitaminas e os minerais do seu cabelo. Ou seja, dar aquele aspecto de vida aos seus cachinhos. Pense um pouco: você já viu cabelos cacheados que têm muito potencial, mas falta algo para deixá-los maravilhosos? Esse “algo” provavelmente é a umidade natural.

É a umidade natural que dá maciez e balanço aos cabelos. E essa hidratação tem que vir de dentro pra fora. Mas o cabelo, todos os tipos, têm muita dificuldade de manter essa água internamente. Quando analisamos nossa fibra capilar, descobrimos que a maior parte do fio é composta por queratina (90%), uma pequena parte é de água e lipídeos (8%), sendo o restante (2%) de minerais. Com uma fração tão baixa de água, a hidratação capilar se torna extremamente necessária.

Quando você não repõe a água do seu cabelo, os danos causados pelo dia a dia intensificam o ressecamento do seu fio. Quanto mais água o fio perde, mais a queratina se sobressai e o cabelo fica frágil, opaco e quebradiço. E você não quer isso para os seus cachinhos, certo? Por isso, seja amiga da hidratação capilar.

 

Agentes hidratantes

Você provavelmente cresceu achando que todas as máscaras têm poder de hidratar o cabelo. Mas a verdade é que existem formulações especialmente desenvolvidas para esse fim. Se você já usou um produto que deixou seu cabelo rígido, com certeza sabe disso. Por isso, vamos falar de ingredientes que estão na composição de máscaras hidratantes.

  • Glicerina – agente umectante que “puxa” a água para o fio, mantendo-o hidratado.
  • Bepantol – com fórmula rica em vitamina B5, auxilia na regeneração dos fios.
  • Álcool modificado – o mais comum é o Cetyl Alcohol, que deixa os cabelos macios.
  • Extratos vegetais – ingredientes de flores e plantas (ex.: Chamomilla Recutita Flower Extract).
  • Pantenol – dá elasticidade, hidratação e emoliência aos fios.
  • Aloe Vera – o extrato vegetal mais famoso por dar brilho e saúde aos cabelos.
  • Silicones – ajudam a reter a umidade no fio.
  • Vitaminas – como ingrediente, enriquece a fibra do cabelo.
  • Proteínas – serve como “alimento” do fio. Algumas comuns são: proteínas do trigo, aveia, arroz e milho.

Além desses ingredientes, muitas máscaras enriquecem suas fórmulas com óleos vegetais. Você pode encontrar misturas com óleos de coco, de trigo, de melaleuca, amêndoas doces e jojoba. O resultado são produtos que unem a hidratação e a nutrição –  combinação  perfeita para seus cabelos cacheados.

 

Como fazer hidratação capilar corretamente

Se você quiser fazer a hidratação capilar em casa, saiba que é muito simples. Para ajudar, separamos algumas dicas que vão potencializar o efeito da sua hidratação. Vamos lá?

  1. Lave bem o cabelo, de preferência com um shampoo anti resíduos.
  2. Enxágue os fios até a água sair cristalina.
  3. Remova o excesso de umidade do cabelo.
  4. De preferência à toalhas 100% de algodão, ou use uma camiseta com essa fibra.
  5. Com os cabelos levemente úmidos, aplique a máscara a partir da altura da orelha (fuja da raiz) até as pontas.
  6. Deixe agir pelo tempo indicado pelo fabricante no rótulo (nunca deixe por mais tempo).
  7. Enxágue completamente e seque como indicado no passo 4.

Aqui, vamos fazer algumas observações. Primeiro, é importante que o cabelo esteja apenas úmido porque, se estiver muito molhado, pode diluir os ativos da sua máscara. Segundo, você pode ou não aplicar o condicionador após a máscara. Isso vai depender do pH do produto ou da indicação do fabricante.

Por último, você pode estar habituada a aplicar a máscara e usar uma touca para potencializar o efeito. Mas nem sempre isso é necessário. Com a tecnologia dos produtos atuais, muitas fórmulas agem sem a necessidade de uma fonte de calor. Ou seja, elas penetram nos fios sem a necessidade de abri-los com uma fonte quente.

 

Frequência da hidratação capilar

Agora que você aprendeu como fazer uma hidratação capilar corretamente, fica uma dúvida: de quanto em quanto tempo você deve refazer? A resposta para essa pergunta é pessoal. Quer dizer, vai depender do seu cabelo, da fase em que ele está hoje e de como ele se recupera ou perde umidade.

Diferente da reconstrução, que pode ser feita apenas uma vez por mês, a hidratação capilar deve ser mais frequente. Por exemplo, um cabelo muito danificado pode precisar de hidratação até 3 vezes por semana. Enquanto um cabelo saudável pode fazer esse processo apenas uma vez por semana.

Se você costuma fazer processos químicos, como tintura, ou seus fios foram afetados pelo verão, a hidratação é essencial para os seus cabelos.

Produtos indicados para a hidratação capilar

Para escolher o melhor produto para a sua hidratação capilar, fique sempre atenta ao rótulo. Quanto mais ingredientes hidratantes, mais rica será a sua máscara. E se você é crespa ou cacheada, procure produtos que já incluam óleos. Assim, você hidrata enquanto nutre.

É por isso que a Máscara de Hidratação Kah-noa Nutri Shake é um sucesso entre as cacheadas. Esse produto, que você encontra no site Seja Cachos, é enriquecido com óleos botânicos, vitaminas e extratos emolientes. Além disso, mistura óleo de argan, de jojoba, de coco, de melaleuca, de amêndoas, gérmen de trigo, extrato de aloe vera e de camomila. Tudo isso num potinho que dá resultados já na primeira aplicação.

 

Quer saber mais sobre cuidados com os seus cachos? Então acompanhe nossas redes sociais.

Deixe um comentário

Acesse nossa Loja