Blog

blog-3

Como a reconstrução capilar pode salvar seus fios em uma aplicação

A reconstrução capilar é o tratamento que reestrutura a fibra dos seus cabelos, reparando danos causados por procedimentos químicos e desgastes naturais. Esse processo deixa os seus fios mais fortes e resistentes. Ou seja, é ideal quando os cabelos estão frágeis, elásticos e com pontas duplas. Mas será que você sabe fazer a reconstrução capilar em casa?

Antes de tudo, vamos entender o que é a reconstrução capilar. Esse procedimento repõe as proteínas e aminoácidos dos fios. Por isso, é um processo tão importante quanto os demais (hidratação e nutrição). A única diferença é que, provavelmente, será aplicado com menos frequência.

Quando aplicada, a reconstrução capilar é uma grande aliada dos seus cachos. Principalmente se você tem planos de deixar o cabelo crescer. Vamos saber tudo sobre essa técnica?

Benefícios da reconstrução capilar

A reconstrução capilar consegue agir de dentro pra fora. Isso significa que ele terá uma ação reparadora profunda, indo além da aparência e agindo na saúde do fio. Por isso, a vantagem da reconstrução é que ela recupera a força e dá resistência ao cabelo – devolvendo a massa perdida.

Para entender seus benefícios completamente, vamos entender primeiro a estrutura do fio de cabelo. Ele é composto por 90% de queratina, 8% de água e lipídeos e 2% de minerais.

A reconstrução capilar age fortalecendo essa porcentagem composta por queratina. Por ser uma grande parcela do nosso fio, é necessário que ela esteja saudável. Assim, a reconstrução ajuda no crescimento porque fortalece os fios para que eles não se partam. Ou seja, perfeito para quem tem o sonho de ter um cabelão.

 

Agentes reconstrutores

O carro-chefe da reconstrução capilar são as proteínas. Mas dentro desse grupo existem aquelas que são mais eficazes e aquelas que agem como auxiliares. Vamos conhecer algumas?

Proteínas essenciais

Para que um produto tenha poder reconstrutor, é necessário que sua fórmula contenha duas ou mais proteínas listadas abaixo:

Queratina – é a substância mais presente no fio de cabelo, ou seja, essencial.

Cisteína – ajuda na produção adequada de queratina e promove a saúde dos fios.

Creatina – outro componente da queratina, ajuda na reparação dos cabelos.

Arginina – estimula o crescimento e “gruda” nas áreas mais danificadas do fio, reconstruindo-o.

Colágeno – mantém a umidade dentro do fio e constrói uma capa protetora.

Proteína do trigo – assim como o colágeno, forma um filme protetor nos fios, dando maciez e brilho.

 

Proteínas auxiliares

Existem também algumas proteínas que podem auxiliar o fio a se manter saudável. O trabalho delas é ajudar o fio a se manter saudável, nutrido e hidratado durante a reconstrução. São elas:

Proteína do Milho, Proteína do Arroz, Proteína da Aveia, Proteína da Seda e a Proteína da Soja.

Cuidados para fazer a reconstrução capilar

A reconstrução capilar é o processo mais delicado de todo o cronograma capilar. Ele exige moderação e uma análise sincera da sua fibra. Além disso, produtos específicos para esse fim, que sejam de boa qualidade.

O primeiro passo para realizar a reconstrução é entender o seu cabelo. É raro um cabelo necessitar, de cara, dessa técnica. Além do teste de porosidade, que vai mostrar se o seu cabelo está muito danificado, faça uma avaliação com calma. Passe a mão sobre os seus fios e sinta se eles estão quebradiços, se estão com muitas pontas duplas, elásticos. Se a resposta for não, não é preciso fazer.

Mas se o seu cabelo estiver muito danificado, a história é outra. Caso tenha feito um procedimento químico que estragou seus fios, ou aplicou uma tintura que ressecou demais a fibra, ou até descoloriu o cabelo, abrace a reconstrução capilar. Mas, antes de pegar os produtos e começar a fazer, dê um passo atrás.

Lembra que o cabelo é composto 90% de queratina? Se o seu cabelo está muito danificado, isso significa que ele já perdeu a umidade natural, a oleosidade e os nutrientes. Ou seja, está composto basicamente de queratina. Então, se você fizer uma reconstrução capilar de cara, vai colocar ainda mais proteínas e o efeito reverso virá: um cabelo ainda mais rígido.

Por isso, antes da reconstrução, faça algumas umectações e hidratações no cabelo. Assim que perceber que o cabelo está mais saudável, aplique a reconstrução.

Passo a passo para fazer a reconstrução capilar

Para que a sua reconstrução capilar seja efetiva, separamos três formas seguras de aplicar essa técnica. Vamos entendê-las?

  1. Aplicação de máscara – Essa técnica é super simples. Após lavar o cabelo com um shampoo anti resíduos, aplique uma boa máscara reconstrutora e deixe agir pelo tempo indicado na embalagem. Depois é só enxaguar e finalizar com um produto hidratante.

 

  1. Queratina + máscara – È a opção ara quem está com o cabelo bastante danificado. Lave os fios com shampoo anti resíduos da raiz às pontas e enxágue abundantemente. Aplique a queratina (líquida, gel, etc) mecha a mecha do cabelo e deixe agir por 5 a 10 minutos. Sem enxaguar, cubra as mechas com a máscara reconstrutora e deixe sobre a queratina pelo tempo indicado no rótulo. Enxágue até a água sair clara e finalize com um leave-in hidratante.

 

  1. Linhas de reconstrução – Para quem não quer ter muito trabalho e quer ver resultados rápidos, existem linhas especializadas em reconstrução capilar. A Seja Cachos, por exemplo, conta com a linha Tratamento Profundo. São 4 produtos enriquecidos com aminoácidos e queratina, que restauram o cabelo no nível do córtex capilar. E ela foi pensada para quem tem cabelos crespos, cacheados e quimicamente tratados.

Produtos para a reconstrução capilar para cacheadas e crespas

Como falamos acima, a Seja Cachos conta com uma linha de reconstrução capilar totalmente voltada para você que tem cabelos cacheados e crespos. Afinal, sabemos como essa fibra é sensível a danos. Ela foi pensada para facilitar a sua rotina e ajudar você a ter aquele cabelão forte que sempre sonhou.

Vamos conhecer cada produto?

Shampoo Seja Cachos Tratamento Profundo – Limpa sem retirar os óleos naturais do fio, promovendo hidratação desde a lavagem.

Condicionador Seja Cachos Tratamento Profundo – Condiciona e restaura da raiz às pontas, fortalecendo e garantindo cachos soltos e brilhantes.

Leave In Seja Cachos Tratamento Profundo – Finaliza com efeito anti frizz, definindo os cachos enquanto protege dos danos externos.

Máscara Capilar Seja Cachos Tratamento Profundo – Uma formulação rica em aminoácidos que combate os danos do dia a dia, revitalizando os fios e combatendo o ressecamento.

 

Se você preferir, também pode levar o Kit Produtos Seja Cachos Tratamento Profundo e ter todos os benefícios à mão na sua casa.

Quer conhecer mais produtos da Seja Cachos para o seu cabelo? Então acesse o nosso site.

 

 

Deixe um comentário

Acesse nossa Loja