Blog

01

Os 3 passos para ter cachos de salão em casa

Quem tem cabelo cacheado sabe que ele é de lua. Um dia está lindo, todo definido e macio. Já no outro, parece até que passou por um furacão. Se você é do time que ama cachinhos definidos, saiba que mantê-los assim não é tão difícil. Afinal, seu cabelo dá sinais, basta estar atenta a eles!

Foi isso que aprendemos ao longo dos anos aqui no salão Seja Cachos. Cada cabelo tem sua curvatura, tipo e condição. Isso significa que os cabelos não são iguais. Então observar o estado do seu cabelo vai fazer toda a diferença na hora de encontrar um caminho para ter cachos definidos. 

Se você é do time que vive dizendo que seu cabelo não forma cachos, continue essa leitura, esse texto é para você. 

Meu cabelo não tem mais a mesma definição de antes

Essa é uma situação bastante comum. Se o seu cabelo um dia foi bem definido é preciso investigar o que houve. Alguns fatores influenciam diretamente na sua fibra capilar, como alterações hormonais, mudança de clima, procedimentos químicos e cortes de cabelo inadequados à sua curvatura. Se você vivenciou alguma dessas situações, fique alerta. 

Isso não quer dizer que você nunca mais terá seus cachinhos. Afinal, os cabelos mudam – e não de forma definitiva. Por isso, existem tratamentos que recuperam a curvatura em algumas situações. Alguns deles, dão resultados super rápidos – ou até imediatos. 

Agora, vamos falar sobre os três passos para ter os cachos de salão, em casa?!

Passo 01 – analisando sua fibra

Passe a mão no seu cabelo agora, enquanto lê. Ele parece mais macio ou mais rígido? Veja as pontas, elas estão finas e têm pontas-duplas? A raiz do seu cabelo está oleosa ou seca? A oleosidade está em todo o fio ou a fibra parece mais ressecada? Você pintou o cabelo recentemente ou fez algum procedimento químico?

Veja quantas coisas é preciso analisar antes de pôr a mão na massa! Mas é só após uma observação minuciosa que podemos escolher a melhor solução. Seu cabelo é parte de você, então, cuidar dos seus cachinhos é também um processo de autoconhecimento. 

Passo 2 – descobrindo o tratamento correto

Após fazer uma análise é hora de descobrir do que o seu cabelo realmente precisa. Para cada uma das situações vividas acima há um procedimento específico. Ou até mesmo a combinação deles. Vamos descobrir qual o tratamento ideal para você? 

  • “Meu cabelo não está muito danificado, apenas está sem vida”

Muitas vezes, seus cachinhos não estão quebradiços, mas estão opacos. Ou seja, estão sem vida, sem brilho e mais arrepiados que o normal. Isso pode significar que falta água na composição deles. Isso mesmo! Assim como o seu corpo, seu cabelo precisa de água. Para reverter essa situação, basta tratar seu cabelo com produtos que devolvam os nutrientes que ele precisa. Alguns exemplos são: aloe vera, pantenol, vitaminas, colágeno e extratos botânicos. 

  • “Meu cabelo está fraco e muito ressecado”

Quando você está com fome, do que precisa? Comida! Da mesma forma é o nosso cabelo. Quando ele está seco, precisa urgentemente de nutrição. E a melhor forma de fazer isso é tratando com óleos vegetais. Afinal, como o cabelo tem muitas voltinhas, os óleos da raiz não se espalham totalmente pelos fios. Assim, é preciso, frequentemente, repor a nutrição dos cabelos. 

  • “Meu cabelo está muito quebradiço e elástico”

O cabelo chega a esse ponto quando já está muito danificado. Isso é resultado de procedimentos químicos constantes ou mal orientados, longa exposição ao sol ou problemas nutricionais. Não é possível reverter completamente um cabelo muito danificado, mas é possível melhorar seu aspecto. Se o seu cabelo está nesse estágio, trate reconstruindo com produtos que agem direto na fibra do fio. 

Passo 3 – Planejando o tratamento

Agora, quer saber de algo curioso? Seu cabelo, periodicamente, precisará dessas três soluções que falamos acima. Isso mesmo! No entanto, dependendo da situação, você pode usar mais produtos hidratantes; Em outros casos, seu fio vai precisar de mais óleos ou, se você é adepta de procedimentos químicos, a reconstrução vai ser sua melhor amiga. 

O ideal é que você mantenha sempre os três tratamentos na sua rotina. Ou seja, alternar entre hidratação, nutrição e reconstrução. Com esses três aliados seus cachos vão naturalmente voltar à definição. 

Você vai perceber quanta beleza existe no seu cabelo natural se você se dedicar um pouquinho todos os dias a observá-lo e cuidar dele. 

Gostou desse conteúdo? Então fique ligada que no próximo artigo vamos detalhar o passo a passo para ter a definição dos sonhos com um cabelão super saudável. 

2 Comments Published

Maria Luiza Franco on 01.02.2020 / Responder

Amei as dicas.

Carla Batista on 03.02.2020 / Responder

Reduzir fator encolhimento

Deixe um comentário

Acesse nossa Loja