Blog

30.12

Elasticidade dos cabelos: o que é e como tratar

Quando os cabelos estão sem elasticidade, ficam rígidos, opacos, secos, ásperos e quebradiços. Essas características são resultado do uso de químicas e ferramentas como chapinha, secador e babyliss. Os fios cacheados expostos a todas formas de mudar sua textura não resistem muito bem e acabam por perder a saúde capilar.

Um cabelo saudável pode, por exemplo, ser levemente esticado nos momentos de lavar e pentear. Quando presos, eles não quebram.

Assim, para devolver a massa perdida e recuperar os danos é importante fazer tratamentos profundos.

 

O que é um fio saudável?

 

Você sabe realmente como é um cabelo saudável? Antes de mais nada, você precisa entender que os fios bonitos e saudáveis não quebram e são resistentes.

Outros aspectos mais aparentes são a maciez, o movimento e o brilho naturais obtidos com o uso dos produtos certos para cachos, ondas e zigue-zagues.

 

Como saber se os cabelos estão sem elasticidade?

 

Para descobrir como está a elasticidade dos seus cabelos, basta fazer um teste simples. Comece pegando os fios e puxe bem devagar, tomando cuidado para não quebrar. Então, observe o seguinte:

 

1 – Se o cabelo esticar e voltar ao estado normal indicará que está saudável.

2 – Caso o fio esticar igual um chiclete, ficar distorcido e quebrar em seguida indica que está fraco e danificado. Nesse caso, a reconstrução capilar já é necessária para recuperar sua força.

3 – O fio quebrou, então você deve focar na nutrição e hidratação. Não faça reconstrução, pois a queratina endurece muito as mechas.

 

Como tratar os cabelos sem elasticidade?

 

O tratamento para cabelos danificados podem ser a queratinização e a cauterização que ajudam a recuperar a elasticidade dos fios, pois fecham as cutículas e trazem brilho. Contudo, os componentes dessas técnicas devem ser observados para não obter resultados indesejados, como a queratina que em excesso torna os cabelos ainda mais rígidos.

Uma opção mais simples e que pode ser feita em casa é a hidratação com o uso de produtos específicos para esse fim. Assim, você pode aplicar Máscara Seja Cachos Coconut Oil, que melhora os fios e elimina o ressecamento. Sua fórmula tem manteiga de Karité, óleo de coco, colágeno e proteína de trigo. Dessa forma, os cachos ficam mais sedosos e definidos.

Conheça os componentes:

– Manteiga de Karité: poderoso emoliente que revitaliza os seus cabelos

– Óleo de coco: Nutre profundamente o seu cacho, mantendo a oleosidade por todo o fio

– Colágeno: hidrata, mantém a estrutura dos cachos e previne a quebra

– Proteína de trigo: fortalece o fio, mantendo a umidade natural dos cachos

Além disso, a frequência dos tratamentos definirá sua eficácia. Basta fazer o tratamento uma vez por semana para garantir a saúde e beleza dos seus cachos.

 

Quais os cuidados diários?

 

Para cuidar dos fios diariamente, você pode utilizar produtos que ajudem a manter a umidade e protejam os cabelos da ação do tempo. Por isso, aposte em óleo de coco para umectar as mechas e preservar a saúde dos cabelos. A linha Coconut Oil foi especialmente formulada para a umectação profunda dos cachos e ajuda a recuperar a fibra capilar, além de formar um filme protetor que mantém a umidade dentro do fio.

Aplique um leave-in sempre que finalizar seus cabelos após lavar e condicionar para manter a definição dos cachos e reter a umidade.

 

Se você quer recuperar a elasticidade dos seus fios, acesse o site da loja Seja Cachos e conheça os produtos que vão deixar recuperar a força dos seus fios.

Deixe um comentário