Blog

23.12

Como prevenir a queda excessiva dos fios

 

Você encontra muitos fios de cabelo espalhados pelos cômodos da sua casa? Sabia que perder em média 100 fios por dia é completamente normal?

Os cabelos caem naturalmente, pois, como tudo o que é vivo, tem um ciclo de crescimento e morte. Contudo, quando algum fator fragiliza sua estrutura os fios podem começar a se partir e cair em maior quantidade.

Para fortalecer suas mechas e deixar os fios mais saudáveis, o blog Seja Cachos separou algumas dicas e trouxe alguns motivos que provocam o problema. Confira!

 

Quebra e queda: as diferenças

 

Antes de mais nada, você precisa descobrir se o seu fio está caindo a partir da raiz ou se está quebrando no comprimento. A queda dos cabelos também é conhecida como Alopecia e tem origem no folículo capilar onde nascem os fios. Já a quebra ocorre na haste capilar e pode ser provocada por motivos diferentes e que podem acontecer ao mesmo tempo.

 

Causas da quebra e queda dos cabelos

 

A queda de cabelos é muito comum e tem diversos fatores. De crianças à idosos, todas as faixas etárias podem ser afetadas. Uma vida estressante ou uma alimentação pobre em vitaminas são as principais causas. Já a quebra pode ser causada por procedimentos químicos mal executado.

A seguir, explicamos melhor alguns motivos de queda de cabelo:

Couro cabeludo muito oleoso – Um fator que causa queda dos fios é o excesso de oleosidade, pois causa coceira, descamação do couro cabeludo e facilita a proliferação de fungos. Assim, os folículos capilares são prejudicados e caem.

Saúde ou nutrição desequilibrada – A deficiência de nutrientes na alimentação ou problemas de saúde podem intensificar a queda dos fios.

Uso de químicas nos fios – Quem usa coloração, descolore, alisa ou relaxa os cabelos, sem acompanhamento profissional de qualidade, pode fragilizar os fios e deixar as mechas mais frágeis.

Renovação capilar natural – Ás vezes a cabeleira entra nesta fase e os cabelos podem cair com mais intensidade, mas isso não indica que estão fracos. Essa etapa pode durar de um a dois meses.

 

Cuidados com os cabelos

 

Agora que você conhece as causas da quebra e da queda dos fios, vamos mostrar dicas para amenizar e, até mesmo, evitar o problema. Com medidas simples e mudanças na rotina, você conseguirá tornar suas mechas muito mais saudáveis e resistentes.

 

1 – Faça um cronograma capilar

 

O cronograma capilar supre as necessidades dos cabelos e torna os fios mais macios, hidratados e sedosos. Assim, você fazer duas reconstruções mensalmente e fortalecer suas mechas. Afinal de contas, essa técnica fortalece as mechas e fios saudáveis dificilmente sofrerão com problemas como queda ou quebra.

 

2 -Desembarace os cabelos com cuidado

 

Os cabelos ondulados, cacheados e crespos, quando estão secos, podem quebrar facilmente e, por isso, você precisa ter muito jeitinho para desembaraça-los. O ideal é que você faça isso embaixo do chuveiro, enquanto lava os fios. Contudo, você pode pentear suas mechas com pentes de madeira ou com os dedos.

Com o shampoo Seja Cachos Coconut Oil, você consegue desembaraçar os fios já na lavagem! Para isso, você deve dividir os cabelos em partes e aplicar um creme de pentear com o objetivo de diminuir o atrito e o enfraquecimento dos fios.

 

3 – Mantenha os cabelos limpos e hidratados

 

Cabelos limpos não acumulam oleosidade e os folículos capilares ficam livre de bactérias. Por isso, tente lavar os cabelos a cada dois dias e evite o contato de produtos, como shampoos e cremes, no couro cabeludo.

 

4 – Evite penteados muito apertados

 

Quando você usa penteados muito apertados, os fios ficam esticados e podem quebrar. Os cuidados com as mechas devem ser redobrados e você deve evitar penteados como tranças super apertadas. Outro problema é passar muitas horas com o cabelo preso, pois isso aumenta a sensibilidade dos fios.

 

A queda e a quebra dos cabelos ondulados, cacheados ou crespos podem ser evitadas com muito cuidado e carinho. Você tem o poder de evitar as causas desse problema bastando mudar alguns hábitos e utilizando os produtos certos para fortalecer e hidratar os seus fios.

Gostou de saber como prevenir a quebra e queda excessiva dos seus fios? Confira a linha Tratamento Profundo Seja Cachos e proteja seus cabelos.

Deixe um comentário

Acesse nossa Loja