Blog

16.12

10 dicas para cuidar dos cabelos crespos, ondulados e cacheados

Você que nasceu com os maravilhosos fios ondulados, cacheados ou crespos sabe o quanto precisa cuidar bem para ressaltar toda a beleza das suas mechas. Manter a saúde dos seus cabelos evita o ressecamento e contorna o problema da dificuldade da oleosidade natural da raiz chegar até as pontinhas.

Assim, mudar hábitos e empregar produtos específicos em sua rotina de cuidados definirá a aparência saudável do seu cabelão, seu volume e movimento. Por isso, o blog Seja Cachos separou dicas incríveis e as melhores práticas para cuidar das suas mechas.

 

Cuidados com os cabelos ondulados, cacheados e crespos

 

Muitas dúvidas podem surgir no momento de tratar esses tipos de fios e você pode se confundir. Confira 10 dicas para cuidar dos cabelos crespos, ondulados e cacheados.

 

1 – Descubra o tipo do seu fio

 

Antes de mais nada, você precisa saber qual o seu tipo de fio e a curvatura para conseguir escolher os produtos certos. As divisões são as seguintes:

 

Cabelos ondulados

 

  • 2A - tem ondas muito discretas;
  • 2B – as ondas já aparecem e têm formato de letra “S”;
  • 2C – não chega a formar cachos, mas está quase lá.

 

Cabelos cacheados

 

  • 3A - os cachos são grandes e bem espaçados;
  • 3B – com um espiral marcado, os cachos parecem mais definidos e começam próximos à raiz;
  • 3C – os cachos são pequenos e marcantes, começando desde a raiz.

 

Cabelos crespos

 

  • 4A - os cachos definidos, minúsculos e enroladíssimos;
  • 4B – os cachos são tão pequenos e tantos que parecem tão unidos e lindos;
  • 4C –  conhecido como Black Power, os fios têm forma de zig-zag da raiz as pontas.

 

2 – Escolha os produtinhos certos para os seus cabelos

 

Agora que você sabe o seu tipo de cabelo, conseguirá encontrar os produtos que serão mais eficientes para ressaltar o formato dos seus fios. Esse conhecimento é importante, pois o produto correto terá os ingredientes ideais que terão o resultado esperado. Por isso, antes de comprar qualquer produto, confira se ele realmente é indicado para o seu cabelo.

 

3 – Use uma toalha de algodão e prefira pente de madeira

 

A toalha de algodão envolve e seca os cachos, mas você não deve esfregar os fios com o tecido, pois isso causa estática e, consequentemente, aumenta o frizz. O pente de madeira é outro importante aliado para controlar essa característica que desagrada tantas pessoas e você deve usar nos fios molhados. Os dois itens ajudam a eliminar a eletricidade e ajudam a manter tudo sob controle.

 

4. Faça pré-lavagem dos fios

 

Quando você precisar lavar os cabelos, faça a pré-lavagem para preservar a oleosidade natural e garantir a saúde dos fios. Aplique Óleo de Argan AnaZoe nos cabelos para controlar o frizz, ajudar no crescimento e combater a queda capilar. Para isso, aqueça um pouco do óleo com as mãos e aplique nos fios massageando por alguns minutos.

 

5 – Lave os cabelos com o produto certo

 

No momento de lavar os cabelos, use um produto que seja enriquecido com aminoácidos e queratina, como o Shampoo Seja Cachos Tratamento Profundo. Quando estiver higienizando os fios, massageie com delicadeza e enxague bem.

Para evitar o ressecamento, o mais indicado é lavar os fios a cada dois dias. Outra dica é usar água morna ou fria durante o banho para conservar a oleosidade natural das mechas.

 

6 – Desembarace os fios quando estiverem molhados

 

Quando você penteia os fios secos, os cabelos podem quebrar, o frizz fica mais evidente, os cachos não ficam definidos e você não consegue controlar o volume. Por isso, prefira desembaraçar os fios debaixo d’água ou quando eles estiverem úmidos e com um creme de pentear.

 

7 – Seque com muito cuidado

 

Tanto com uma toalha normal quanto com uma de algodão, você deve retirar a umidade suavemente e sem esfregar. Quando você esfrega causa atrito e aumenta a estática, o que resulta em cabelos quebrados e cheios de frizz. Em seguida, passe o  Leave In Seja Cachos Coconut Oil para dar forma aos cachos.

Caso precise usar um secador, não esqueça de conectar um difusor no bocal para o acessório distribuir o ar quente sem desmanchar os cachos.

 

8 – Proteja seus fios do sol

 

O Sol agride e resseca os fios e, por isso, é recomendável utilizar um leave-in para manter a umidade e proteger os cabelos. Você também pode aplicar o Óleo Vegetal de Argan AnaZoe antes de ir para a praia ou piscina.

 

9- Faça hidratação sempre

 

Todos os tipos de cabelo precisam de hidratação, mas os cachos e ondas merecem atenção especial devido a sua tendência de serem mais ressecados. Por isso, uma vez por semana, aplique a Máscara Seja Cachos Coconut Oil para fazer uma umectação enquanto hidrata os fios profundamente.

 

10 -Foco na finalização

 

A etapa de finalizar os cabelos é essencial para dar forma aos cachos e conservar essa beleza por muito mais tempo. Nesse momento, você terá a difícil tarefa de escolher o finalizador mais adequado aos seus propósitos. Uma dica é o Gel Finalizador Deva Curl Angéll Light Defining para manter a forma dos seus fios por muito mais tempo.

 

O que você achou destas dicas? Comece agora mesmo a coloca-las em prática visitando a loja Seja Cachos e escolha os produtinhos ideais para o seu tipo de cabelo.

Deixe um comentário

Acesse nossa Loja